Luz azul UV
- Ótica Vila Rica
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2022
Vale a pena começar contando sobre a luz UV, pois a luz azul faz parte do espectro luminoso UV. Nós já sabemos dos problemas da luz UV em nossas vidas, mas aqui vai um resumo:

O que nós enxergamos é apenas um pedaço de uma estreita faixa do espectro da radiação solar.
A luz UVA, UVB, UVC e parte da luz azul UV apesar de não conseguirmos enxergar, nos afeta diariamente.
A faixa UVA causa vermelhidão leve e pode acelerar o envelhecimento da pele, e em grande exposição pode ter efeito carcinogênico, e de uma maneira parecida mas com efeitos mais fortes também atua a faixa UVB.
Naturalmente a luz UVC não chega a superfície da terra pois a camada de ozônio absorve ela, mas devido às ações humanas e a deterioração dessa camada, cuidado é necessário, a radiação UVC é germicida e mostra-se altamente danosa à pele humana, devido ao seu alto teor de energia.
E a luz azul?

Sempre ouvimos falar de óculos solares com proteção UV, ou mesmo lentes Antirreflexo com tratamento de proteção UV, mas com o passar dos anos surge um novo problema.
Éramos bombardeados pela radiação UV basicamente pela luz solar e nos últimos anos isso tem mudado com a chegada de aparelhos com telas que emitem luz UV de comprimento de onda entre 415nm e 495nm, a famosa Luz azul.
Este tema se tornou ainda mais popular durante a pandemia, quando passamos mais tempo dentro de nossas casas e ainda mais tempo usando aparelhos eletrônicos.
Além de poder causar cansaço visual, afeta nosso ciclo circadiano (nome que damos ao mecanismo natural do nosso cérebro que recebe sinais sobre luz e escuridão e estabelece os padrões de sono e vigília ao longo do dia, entre outros casos que vem sendo estudados nos últimos anos), onde este tipo de luz pode segurar a produção de melatonina pelo nosso corpo.
Um estudo de 2017 pela Universidade de Houston comprovou que 58% dos pacientes observados que usavam lentes com proteção a luz azul possuíam níveis maiores de melatonina no organismo à noite.
Pensando nisso, trouxemos para o mercado nossa marca própria de lentes com proteção contra a luz azul nociva, a VR Blue Protection que conta com proteção total e atende vários tipos de grau, espessura e modelos, estando disponível em lentes Visão Simples e Multifocais assim como desde materiais mais simples como a Resina Comum até os mais sofisticados como a Resina 1.67 e 1.74.

Achou interessante o assunto? Possui alguma dúvida? Compartilha este post, curta e comente o que mais você gostaria de saber sobre novidades e curiosidades, e entre em contato conosco para sanar quaisquer dúvidas.
Comments